A Retirada - 1914

 

Para cima

 

A Retirada para Yser - 06/10/1914 a 10/10/1914

 

A 6 de Outubro o rei Alberto I ordenou ao exército belga que saísse de Antuérpia, em direcção à fronteira franco-belga, para que não fosse forçado a render-se aos alemães.

 

A data de 6 de Outubro foi resultado da evolução da batalha e dos avanços que as tropas alemães estavam a efectuar em direcção a Norte, ou seja, em direcção ao mar. Sem outra alternativa o exército seguiu um caminho ao longo de uma série de pontes sobre o rio Escalda em direcção à fronteira noroeste da Bélgica com a França, junto ao rio Yser.

 

A 14 de Outubro a engenharia militar belga começou a preparar a linha de defesa em Yser. O rio Yser formava um obstáculo defensivo natural virado para a direcção do avanço alemão, tal como já tinha acontecido com o rio Gette e o rio Nethe anteriormente.  Este canto da Bélgica, também conhecido como Westhoek, era uma zona costeira plana ao nível do mar, que era mantida seca por um conjunto de canais de drenagem. O nível das águas era regulado por esses canais através de diques e bombas. A gestão deste sistema era feita a partir de Nieuwpoort, junto à foz do Yser. Militarmente só existiam duas linhas de defesa possíveis nesta zona, ou o talude do caminho-de-ferro entre Nieuwpoort e Diksmuide, que dava uma pequena elevação sobre a restante paisagem, ou as margens do rio Yser. Os belgas ao optarem por se defenderem junto ao talude do caminho-de-ferro ocuparam uma zona de defesa muito forte. Os únicos pontos fracos eram as pontes sobre o Yser, em Sint-Joris, Schoorbakke e Tervate.

 

Este último reduto defensivo dentro do território belga jamais foi penetrado pelas tropas alemãs, tendo-se convertido no calvário do exército belga durante os quatro.

 

 

 

 

 

 

 

Notas

 

1- História de Bélgica (Wikipédia, em 17 de Março de 2013)

2- Revista Veja, Agosto 1914

3- Wold War I, de Spencer C Tucher, pag. 825.

 

Links

 

Bibliografia

 

 

 

 

 

 

Home | Liège - 1914 | Namur - 1914 | Antuérpia - 1914 | A Retirada - 1914 | Yser - 1914 | Yser - 1915/17 | Ofensiva - 1918 | Congo Belga

Este site foi actualizado pelo última vez em 29-03-2013