Para cima

Em Portugal - Distrito Setúbal

No distrito de Setúbal encontram-se os seguintes Monumentos aos Mortos da Grande guerra:

Palmela (2012)


Seixal (1934)


Setúbal (1931)

Links


Memórias de Pedra


Monumentos Nacionais


Monumentos de Guerra





Bibliografia


Sobral, José Manuel; Lima, Maria Luísa; Castro, Paulo; Sousa, Paulo Silveira e (2009), A Pandemia Esquecida, Olhares comparados sobre a pneumónica 1918-1919, Lisboa, Imprensa de Ciências Sociais.


Rosas, Fernando e Maria Fernanda Rolo, coordenação (2010), História da Primeira República Portuguesa, Lisboa, Tinta da China.


Correia, Sílvia (2010), Políticas da Memória da I Guerra Mundial em Portugal 1918-1933: entre a experiência e o mito, Tese de Doutoramento, Lisboa, FCSH-UNL.


Comissão dos Padrões da Grande Guerra, Relatório Geral da Comissão (1921-1936), Lisboa, C.P.G.G., 1936;


Relatórios de Gerências da Liga dos Combatentes da Grande Guerra;


Relatórios da Junta Patriótica do Norte.


Palmela

Seixal

Setúbal

A partir dos anos trinta, a Liga dos Combatentes passou também a preocupar-se com o internamento em hospitais, dos sócios ex-Combatentes, que começavam a dar sinais de doenças adquiridas nas frentes de combate da I Grande Guerra Mundial (1914-1918), principalmente devido aos gases inalados, de que resultaram terríveis doenças, tais como a tuberculose e outras doenças das vias respiratórias que levaram muitas centenas à morte. Isto é confirmado em correspondência trocada entre ex-Combatentes ou seus familiares e as Delegações da Liga, a solicitarem auxílio para serem internados.


Em 08 de Agosto de 1929, a Câmara Municipal de Setúbal, cedeu a título provisório, a Casa do Corpo Santo, nesta cidade, para a instalação da Sede da Agência da Liga dos Combatentes da Grande Guerra. Esta casa está situada no local que ainda hoje é designada pelo Largo do Corpo Santo. Em 30 de Novembro de 1931, esta Delegação inaugurou o Monumento aos Mortos da I Grande Guerra Mundial, nesta cidade de Setúbal no local que foi designado por Largo dos Combatentes e onde também se situa uma grande artéria à qual foi dado o nome de Avenida dos Combatentes. Entre as várias Entidades presentes nesta inauguração, a que presidiu o Sr. Governador Civil do Distrito de Setúbal, Sr. TenCor. Vanzelar, esteve o ilustre Presidente da Direcção Central da Liga, Prof. Hernâni Cidade. Estes dados constam da acta Nº. 46 de 30NOV1931.


Fonte: Liga dos Combatentes - Núcleo de Setúbal

http://www.ligacombatentes.org.pt/nucleos/mais/54

Inauguração 1931